china india disputa
Os militares indianos acusaram a China de encenar uma ação “provocativa” em sua contestada fronteira do Himalaia| Foto: Mohd Arhaan ARCHER/AFP

O exército da Índia alegou na segunda-feira (31) que no fim de semana impediu uma tentativa das forças armadas da China de ocupar um ponto de disputa entre as duas nações asiáticas na parte ocidental do Himalaia. Fontes militares indianas disseram que suas tropas notaram uma "movimentação provocativa" do exército rival na área e se mobilizaram para impedir uma invasão. Também afirmaram que a situação não evoluiu para um conflito físico. A China rejeitou as recentes alegações.

De acordo com o relato de Nova Delhi, a movimentação ocorreu no sábado, perto do lago Pangong Tso, onde em anos anteriores houve conflitos entre militares indianos e chineses por causa de disputas territoriais. As tensões entre os dois gigantes asiáticos cresceram no começo de junho quando 20 soldados indianos morreram em confronto com os chineses em outro ponto da Linha de Controle Real, que divide os países. Conversas sobre a disputa territorial estão em andamento entre militares locais de China e Índia, mas o impasse existe há anos. Um porta-voz do comando ocidental do exército da China disse que foram as tropas indianas que nesta segunda-feira (31) cruzaram a LCR e entraram em território chinês.

"A ação por parte do lado indiano violou seriamente a soberania territorial da China, sabotou seriamente a paz e a estabilidade na fronteira China-Índia", disse o porta-voz Zhang Shuili em um comunicado. "Eles renegaram sua própria promessa de forma enganosa". Recentemente o presidente chinês, Xi Jinping, ordenou que as lideranças do país solidifiquem as defesas de fronteira e garantam a segurança nacional na região do Tibete, onde está a maior parte da fronteira disputada com a Índia.