Agentes do FBI na casa da deputada Nancy Pelosi: residência foi invadida e marido da deputada foi ferido por agressor.
Agentes do FBI na casa da deputada Nancy Pelosi: residência foi invadida e marido da deputada foi ferido por agressor.| Foto: Arthur Dong/EFE/EPA

A polícia de São Francisco qualificou na sexta-feira como “intencional” o ataque sofrido por Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. “Não foi um ato casual. Foi intencional. Todos deveriam estar desgostosos com o que aconteceu esta manhã”, disse o chefe de polícia da cidade, William Scott, em um breve pronunciamento a repórteres. Paul Pelosi, 82 anos, estava na casa da família quando foi atacado por um homem identificado como David DePape, 42 anos, que invadiu o local gritando “onde está Nancy?”, embora a presidente da Câmara dos EUA não estivesse naquele momento na residência.

A investigação ainda está aberta, mas já se sabe que o agressor forçou sua entrada pela porta dos fundos da casa. A chamada de alerta ocorreu às 2h27, no horário de São Francisco. Quando os policiais chegaram à casa, encontraram Paul Pelosi e o invasor lutando e segurando um martelo ao mesmo tempo. O agressor conseguiu pegar o martelo e atacou o marido da congressista pelo menos uma vez, levando os agentes a imediatamente agarrá-lo e desarmá-lo para prendê-lo. Paul Pelosi foi hospitalizado e operado com sucesso por uma fratura no crânio e vários ferimentos graves no braço e nas mãos. O agressor também está no hospital, mas não foram divulgados dados sobre seu estado de saúde.

O ataque ocorreu a menos de duas semanas das eleições legislativas de 8 de novembro, nas quais toda a Câmara dos Representantes e um terço das cadeiras do Senado serão renovadas.