Imagem de satélite mostra danos à infraestrutura de petróleo/gás da Arábia Saudita após ataques de drones
Imagem de satélite mostra danos à infraestrutura de petróleo/gás da Arábia Saudita após ataques de drones| Foto: Divulgação/Governo dos EUA/AFP

Investigadores sauditas e americanos determinaram "com probabilidade muito alta" que o ataque às instalações petrolíferas da Arábia Saudita, no sábado (14), foi lançado a partir de uma base iraniana perto do Iraque, segundo revelou a CNN com base nas informações de uma fonte familiarizada com a investigação. Provas ainda não foram apresentadas publicamente.

A reportagem cita que o ataque envolveu mísseis de cruzeiro que voaram a baixa altitude, cuja trajetória indicou que eles vieram do norte do complexo de Abqaiq, atingido por mais de uma dúzia de projéteis - por isso, não há nenhuma indicação de que esses mísseis vieram da região sul e, especialmente, de um local no Iêmen, como os rebeldes houthis reivindicaram. Os mísseis, de acordo com os investigadores, voaram sobre o sul do Iraque e entraram espaço aéreo do Kuwait antes de atingir seus alvos - uma trajetória que implicaria que o ponto de lançamento do ataque estaria sendo mascarado.