usina uranio irã
Imagem de uma tela de videoconferência mostra um engenheiro dentro da usina de enriquecimento de urânio de Natanz do Irã| Foto: Presidência Iraniana / AFP

O Irã acusou Israel de sabotar a sua principal instalação de enriquecimento de urânio e prometeu nesta segunda-feira (12) vingança ao país rival. De acordo com avaliação de fontes da inteligência americana, um ataque gerou uma falha de energia, o que deve atrasar o programa nuclear iraniano em nove meses. Israel não confirmou, mas também não negou publicamente a responsabilidade.

Dois oficiais de inteligência americana disseram ao New York Times que os prejuízos na unidade de Natanz, fortemente protegida por guardas, foram causados por uma explosão que destruiu completamente o sistema de energia interno independente que abastece as centrífugas subterrâneas que enriquecem o urânio.

Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, descreveu o ataque como um ato de "terrorismo nuclear". "O incidente mostra o fracasso daqueles que se opõem ao Irã nas negociações para o alívio das sanções", disse Salehi, referindo-se ao início dos diálogos diplomáticos para o restabelecimento do acordo nuclear iraniano, ao qual Israel se opõe. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Java Zarif, prometeu "vingança contra os sionistas".