Provável novo governo da Itália
Líder do Partido Democrata, Nicola Zingaretti; primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte; e o vice-premiê Luigi Di Maio| Foto: Vincenzo PINTO e Alberto PIZZOLI/AFP

O líder do Partido Democrático, Nicola Zingaretti, demonstrou otimismo nesta segunda-feira (27) sobre a possibilidade de um acordo com o Movimento 5 Estrelas (M5S) para formar um novo governo de rivais. Com isso, o líder de direita Matteo Salvini ficaria afastado do governo e o premiê Giuseppe Conte, que pediu demissão na semana passada, poderia voltar ao poder. O presidente italiano, Sergio Mattarella, deu até às 14h (horário de Brasília) para que os líderes apresentem um nome e deem garantias de uma nova coalizão que possa resultar num governo duradouro. Caso contrário, ele dissolverá o Parlamento e antecipará eleições.

Zingaretti disse a repórteres que a reunião anterior com o líder do M5S, Luigi Di Maio (o outro vice-premiê), havia sido "positiva". A escolha do primeiro-ministro, porém, tem sido um impasse, especialmente após Zingaretti passar a exigir que o novo governo rompa com o passado. Mas a participação do próprio Conte no diálogo sinaliza que ele pode voltar a comandar o governo, em uma aliança do M5S e do Partido Democrático, de centro-esquerda.

Conte renunciou após Salvini, um dos vice-premiês, retirar o apoio de seu partido, a Liga, ao governo, e pedir novas eleições.