Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em Tóquio, 19 de janeiro. O Japão autorizou a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
Pessoas com máscaras de proteção contra o coronavírus em Tóquio, 19 de janeiro. O Japão autorizou a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos| Foto: EFE/EPA/FRANCK ROBICHON

O Ministério da Saúde do Japão aprovou nesta quinta-feira a imunização contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos com a vacina de Pfizer/BioNTech, baixando a idade mínima de inoculação para a campanha nacional do país.

Com a medida, cerca de 7 milhões de crianças podem começar a receber as primeiras doses em março. Até o momento, o Japão só havia autorizado o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes com 12 anos ou mais, e a aprovação abaixo dessa idade ocorre em meio a um debate entre especialistas japoneses sobre a necessidade de vacinar crianças pequenas, que são consideradas menos propensas a desenvolver sintomas graves se contraírem Covid-19.

A partir da decisão do painel de especialistas do ministério japonês, as crianças receberão doses da vacina equivalentes a um terço das aplicadas em adultos.

O Japão inoculou cerca de 79% de sua população com as duas doses, enquanto a de reforço, que começou a ser distribuída no mês passado em grupos prioritários, já foi aplicada em 1,4% dos japoneses.

A aprovação das vacinas de Pfizer/BioNTech para crianças a partir dos 5 anos ocorre em meio a um aumento de infecções por coronavírus no Japão, algo que é atribuído à disseminação da variante ômicron e que levou as autoridades locais a aplicar novas restrições em Tóquio e outras grandes regiões do país. Hoje, o Japão registrou cerca de 46,2 mil casos de Covid-19, o terceiro recorde diário consecutivo.