A Torre da Bandeira de Hanói, no Vietnã, que é um dos símbolos da cidade.
A Torre da Bandeira de Hanói, no Vietnã, que é um dos símbolos da cidade.| Foto: BreizhAtao/Bigstock

Um jornalista vietnamita que faz reportagens sobre corrupção e confisco de terras foi preso e pode pegar até 20 anos de prisão, informou a agência pública de notícias dos Estados Unidos, Voice of America. Le Van Dung, de 51 anos, foi detido nos arredores de Hanói, capital do Vietnã, em 30 de junho. A esposa do jornalista, Bui Thi Hue, disse à agência americana que Dung estava hospedado na casa de um parente e que outros membros da família também foram detidos.

O Departamento de Segurança Pública de Hanói disse que Dung foi preso por “fabricar, armazenar, distribuir ou disseminar informações” contra o Vietnã. Se condenado, ele pode pegar no máximo 20 anos de prisão de acordo com o Artigo 117 do código penal do país. A mídia estatal do Vietnã afirma que Dung participou de protestos e realizou outras atividades contra o Estado.

Grupos de direitos civis e mídia internacional condenaram a prisão. A ONG Repórter Sem Fronteiras pede a libertação imediata do jornalista: “Exigimos a libertação imediata de Le Van Dung, que se juntou à longa lista de jornalistas vietnamitas presos simplesmente por tentar fornecer a seus concidadãos informações confiáveis”, disse Daniel Bastard, chefe do escritório da RSF na Ásia-Pacífico.