Rufo Chacón, adolescente de 16 anos que ficou cego após ser atingido por balas de borracha em Táriba, Venezuela| Foto: Reprodução / Efecto Cocuyo

Rufo Chacón, o adolescente de 16 anos que perdeu os dois olhos após ser atingido por balas de borracha disparadas por policiais do regime de Nicolás Maduro enquanto protestava com sua família contra a falta de gás de cozinha em Táriba, na Venezuela, disse que quer ver de novo. "Espero uma ajuda para recuperar a visão. Pelo menos um pouco. Porque é uma escuridão contínua, não se vê nada. É como ter os olhos fechados", disse Chacón ao jornal venezuelano Efecto Cocuyo nesta sexta-feira (19).

O seu rosto está coberto de creme para tratar as feridas das 52 balas de borracha que atingiram seu rosto. O jovem ainda recebeu seis projéteis no olho esquerdo e oito no direito. Ele participava de um protesto pacífico com a sua mãe, no dia 1º de julho, quando a polícia disparou sem aviso contra os manifestantes. Os médicos precisaram remover os seus dois globos oculares. A esperança da família é de um transplante de globos oculares fora do país. Diversos países manifestaram interesse em ajudar Chacón, que ainda precisa de uma avaliação médica sobre as possibilidades de que recupere a visão.