O jovem Dzhokhar Tsarnaev foi condenado à morte em 2015 (Imagem: FBI)
O jovem Dzhokhar Tsarnaev foi condenado à morte em 2015 (Imagem: FBI)| Foto:

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos revogou, nesta sexta-feira (31), a sentença de morte de Dzhokhar Tsarnaev, um dos responsáveis pelo atentado à Maratona de Boston de 2013. O criminoso, que é cidadão quirguistanês-americano de origem chechena e hoje tem 27 anos, foi condenado à pena capital em 2015, quando a Justiça o considerou culpado das 30 acusações que pesavam contra ele, incluindo a de uso de uma arma de destruição em massa que resultou em morte. O irmão de Dzhokhar, Tamerlan Tsarnaev, que também participou do ataque, foi morto em uma troca de tiros com a polícia.

O 1° Tribunal de Apelações de Boston confirmou a maior parte da condenação de Tsarnaev, mas devolveu o processo à primeira instância para que seja realizado um novo julgamento referente, especificamente, às acusações que são passíveis de pena de morte. A justificativa foi a de que na época do julgamento não foram tomadas as precauções necessárias para impedir que os jurados fossem influenciados de alguma forma. "Não tenham dúvidas: Dzhokhar vai passar o resto de sua vida trancafiado em uma prisão, a única questão pendente a ser resolvida diz respeito a ele morrer ou não por execução", escreveram os juízes na decisão.

No atentado de 2013, ocorrido no dia 15 de abril, os irmãos utilizaram duas bombas caseiras feitas com panelas de pressão, posicionadas perto da linha de chegada da prova. Três pessoas morreram e outras 264 ficaram feridas.