Keiko Fujimori
Keiko Fujimori acena ao deixar a prisão em Lima, no Peru| Foto: ERNESTO BENAVIDES/AFP

Keiko Fujimori, líder do partido de oposição Fuerza Popular, deixou a prisão nesta segunda-feira (4), após decisão da justiça peruana. Ela estava detida há três meses no presídio feminino de Chorrillos, em Lima, onde cumpria uma ordem de prisão preventiva por suposta lavagem de dinheiro, que teria recebido da Odebrecht para suas campanhas à presidência do Peru em 2011 e 2016. O caso faz parte das investigações da Lava Jato no Peru.

Um tribunal de apelações concedeu a liberdade sob fiança de US$ 200 mil dólares. Porém ela não poderá ter contato com o marido, Mark Vito Villanella, já que ele também está sendo investigado na operação Lava Jato.

A ex-candidata à presidência deixou a prisão acompanhada de seu irmão Hiro Fujimori, que esperava por ela. Na saída, Keiko fez um teste para a Covid-19, cujo resultado será apresentado nesta terça-feira (5). O promotor Rafael Vela, coordenador da equipe especial de Lava Jato, informou que recorrerá contra a liberação de Fujimori na Suprema Corte do país.