Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina e candidata à vice-presidência, será julgada no caso dos “cadernos de corrupção”
Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina e vice-presidente eleita| Foto: Juan MABROMATA / AFP

A vice-presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, declarou que presidentes autoproclamados se tornaram uma "nova moda" na América Latina. "Parece que os povos não mais elegem seus presidentes. Agora, se autoproclamam, com grande patrocínio midiático e imediato reconhecimento de já sabemos quem", afirmou em sua conta oficial no Twitter.

A postagem de Kirchner na rede social vem um dia após a senadora Jeanine Añez ser proclamada presidente interina da Bolívia durante uma sessão parlamentar sem quórum. O agora ex-presidente Evo Morales renunciou ao cargo e se asilou no México, alegando ter sido vítima de um golpe de Estado. O governo brasileiro, por sua vez, já reconheceu a presidência interina de Jeanine Áñez.

Juan Guaidó também foi acusado de se autoproclamar presidente interino da Venezuela em fevereiro deste ano. Ele não foi eleito diretamente, mas a Assembleia Nacional declarou que houve vacância da presidência, já que Nicolás Maduro estava usurpando o cargo. Por ser presidente do órgão legislativo, Guaidó assumiu a presidência do país, como prevê a Constituição venezuelana.