O líder do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em vídeo de propaganda de julho de 2014
O líder do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em vídeo de propaganda de julho de 2014| Foto: Distribuída por AFP

Os comandos dos EUA chegaram ao esconderijo final de Abu Bakr al-Baghdadi com a ajuda de um informante extraordinariamente bem posicionado, um agente do Estado Islâmico que facilitou as movimentações do líder terrorista ao redor da Síria e até ajudou a supervisionar os trabalhos de construção de seu abrigo secreto na Síria, de acordo com os oficiais nos EUA e no Oriente Médio com conhecimento da operação.

O conhecimento detalhado do espião sobre o paradeiro de Baghdadi, bem como o desenho de cada cômodo do seu esconderijo, foi crítico para a ação de 26 de outubro que terminou com a morte do terrorista mais procurado do mundo, disseram as autoridades.

O informante esteve presente durante o ataque ao complexo de Baghdadi, na província síria de Idlib, e foi retirado da região dois dias depois com sua família. O homem, cuja nacionalidade não foi revelada, deve receber uma parte ou o total da recompensa de US$ 25 milhões que os EUA colocaram sobre a cabeça de Baghdadi, segundo as autoridades. Um oficial disse que ele era um árabe sunita que se voltou contra o Estado Islâmico porque um de seus parentes foi morto pelo grupo.