O presidente dos EUA, Joe Biden, faz discurso de posse após prestar juramento, 20 de janeiro
O presidente dos EUA, Joe Biden, faz discurso de posse após prestar juramento, em 20 de janeiro.| Foto: Patrick Semansky / POOL / AFP

Líderes mundiais parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris, nesta quarta-feira, pela posse dos democratas como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente. O ex-vice de Barack Obama é o 46º chefe da Casa Branca e a ex-senadora, a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice.

"No FMI, esperamos trabalhar com seu governo para apoiar a recuperação da pandemia, revigorar o crescimento e construir um mundo mais verde e justo!", escreveu a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, em sua conta oficial no Twitter. Também na rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desejou "o melhor" a Biden e Harris para combater a pandemia de Covid-19. "É hora de trazer de volta a convicção e o bom senso e rejuvenescer nossa relação UE-EUA", escreveu Michel.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que o país europeu está pronto para enfrentar os desafios da agenda internacional juntamente com os EUA. "Este é um grande dia para a democracia, alcançando muito além das fronteiras americanas", ressaltou. Mais cedo, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, haviam parabenizado os democratas.

O líder francês Emmanuel Macron, em mensagem, disse que "estaremos mais fortes para encarar os desafios de nosso tempo".

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, parabenizou os democratas pelo Twitter. "Nesses momentos desafiadores, o Afeganistão está ao lado dos EUA, nosso parceiro fundador, ao dar novo início à restauração de parcerias pela paz e para abordar o problema do terrorismo", afirmou.