maduro coronavírus
Ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, usando uma máscara facial enquanto faz um discurso televisionado sobre a pandemia de coronavírus.| Foto: Divulgação/Palácio Miraflores/AFP

O ditador Nicolás Maduro ordenou que todos os pacientes com Covid-19 na Venezuela sejam hospitalizados. "É uma ordem que dou: temos que avançar para a hospitalização (de) 100% de todos os casos, 100%!", disse durante uma transmissão televisiva. Maduro alega que neste momento da epidemia no país, a internação de todos os casos é possível porque há 166 casos confirmados do novo coronavírus e mais de 23,5 mil leitos em hospitais onde eles poderiam ficar isolados. Desta maneira, segundo ele, a contenção da propagação da doença seria mais eficiente.

A Venezuela, porém, está longe de ter um sistema de saúde preparado para enfrentar a epidemia. Segundo a Rede Defendamos a Epidemiologia Nacional, o número de leitos em UTI em hospitais de referência escolhidos pelo governo é de 206, sendo que metade está em Caracas. Em 53% dos hospitais, não havia máscaras no início de março e 90% carecem de um protocolo para o coronavírus, de acordo com pesquisa da ONG Médicos pela Saúde. Maduro também anunciou que a partir desta quarta-feira, a Venezuela começará a receber ajuda de especialistas de outros países, como a Rússia, para lidar com a epidemia.