Protesto do Black Lives Matter em Portland, Oregon.
Protesto do Black Lives Matter em Portland, Oregon.| Foto: AFP

Ainda que manifestações favoráveis à redução do financiamento da polícia, com a consequente transferência dessa verba a serviços sociais, tenham sido observadas nos Estados Unidos recentemente, na esteira dos protestos ligados ao Black Lives Matter, a maioria dos americanos é contra a medida, indicou pesquisa realizada pela emissora de televisão ABC e pelo jornal Washington Post divulgada nesta terça-feira (21).

63% dos entrevistados declararam apoiar o movimento Black Lives Matter e 69% acreditam que os negros e outras minorias não são tratadas da mesma forma que os brancos no sistema de Justiça Criminal do país. Apesar disso, apenas 40% dos respondentes apoiam o corte de fundos para a polícia. Entre os cidadãos que se identificam com o Partido Democrata, o índice é de 59%, enquanto entre os republicanos a porcentagem cai para 14%. A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles são favoráveis ao pagamento de reparações aos negros cujos ancestrais foram escravizados: 63% dos respondentes se opõem a medidas do gênero.

Outro ponto abordado pela pesquisa da ABC e do Washington Post foi a  retirada de estátuas de personalidades históricas dos EUA, em especial aquelas em homenagem a generais confederados. 52% dos entrevistados afirmaram se opor à remoção das esculturas.