Apoiadores da oposição ao regime autoritário de Lukashenko em Belarus protestam em Minsk, 13 de dezembro| Foto: AFP
Ouça este conteúdo

Mais de 180 pessoas que protestavam em Minsk neste domingo (13) foram presas por forças de segurança de Belarus, afirmou o grupo ativista de direitos humanos Viasna-96. Os manifestantes organizam protestos semanais há meses no país exigindo a renúncia de Alexander Lukashenko, que alega ter sido reeleito em 9 de agosto em eleições consideradas fraudulentas pela oposição e pela União Europeia.

Mais de 120 marchas foram realizadas na capital e em outras cidades no domingo, informou a site local Nasha Niva. Os manifestantes agitaram bandeiras com as cores branca e vermelha, símbolo da oposição. Desde o início dos protestos, mais de 30 mil pessoas foram detidas no país, de acordo com líderes do movimento.

A União Europeia impôs proibição de viagens e congelou os bens de Lukashenko, que está no poder há 26 anos, como punição pela repressão de seu regime às manifestações e por considerar que as eleições de agosto foram fraudadas. Também neste domingo, a líder da oposição Svetlana Tsikhanouskaya participou de eventos em Berlim para chamar atenção da comunidade internacional para as violações de direitos humanos em Belarus.

Publicidade