Protesto contra desmatamento da Amazônia na embaixada brasileira em Londres
Protesto contra desmatamento da Amazônia na embaixada brasileira em Londres| Foto: Divulgação/Terry Mathews/Extinction Rebelion

Manifestantes do grupo pró-meio ambiente Extinction Rebelion jogaram tinta vermelha na fachada do prédio da embaixada do Brasil em Londres na manhã desta terça-feira (13) para protestar contra o desmatamento da Amazônia. Eles escreveram frases como "No more indigenous blood" (chega de sangue indígena, em tradução livre) e "For The Wild" (pela natureza, em tradução livre). Alguns ativistas também se penduraram na fachada e subiram na estrutura de vidro da entrada. Segundo a agência de notícias Reuters, eles descreveram os danos à floresta como violência contra as tribos indígenas que vivem lá e disseram que a ação deve coincidir com protestos semelhantes em embaixadas brasileiras no Chile, Portugal, França, Espanha e Suíça.

Seis pessoas foram presas pela polícia de Londres. A embaixada brasileira disse à Reuters que saúda qualquer um que deseje estabelecer um diálogo sobre políticas públicas do Brasil, mas que o direito de vandalizar a propriedade não existe em nenhum país.