paquistão hindu
Membros da minoria hindu do Paquistão protestam contra o ataque ao templo hindu em Rahim Yar Khan, em Karachi, Paquistão, em 8 de agosto de 2021| Foto: SHAHZAIB AKBER/Gazeta do Povo

Um menino hindu de oito anos é a pessoa mais nova a ser acusada de blasfêmia no Paquistão, um crime que pode ser punido com a morte no país de maioria muçulmana. Ele foi detido pela polícia no mês passado depois de ser acusado de urinar, de propósito, em um tapete de uma madraça, uma escola muçulmana. As informações são do jornal The Guardian.

O menino foi liberado após ficar uma semana preso e pagar fiança, mas ainda está sob custódia policial, porque sua família começou a ser perseguida e está escondida. Um templo hindu na cidade onde ele morava foi atacado por muçulmanos após o caso, ato condenado pelo primeiro-ministro do país, Imran Khan. Vários hindus fugiram do local, com medo de mais ataques.

O Guardian conversou com a família, que disse que o garoto "nem mesmo está ciente de tais questões de blasfêmia". "Ele ainda não entende qual foi seu crime e por que foi mantido na prisão por uma semana", disseram os parentes. Defensores dos direitos humanos criticaram a acusação e demandam que ela seja derrubada.