Exército mexicano patrulha área em Tijuana usada para cruzamento ilegal da fronteira com os Estados Unidos.| Foto: EFE/Joebeth Terriquez
Ouça este conteúdo

A Comissão de Melhora Regulatória (Conamer), do governo mexicano, publicou na quinta-feira anteprojeto que retomará a exigência de visto de turista para brasileiros que visitem o México. A decisão ocorre durante uma crise migratória que vem pressionando a fronteira entre México e Estados Unidos. Segundo o jornal O Globo, a exigência será temporária, até que o fluxo migratório esteja regularizado, e o governo brasileiro já foi avisado, mas a medida só entrará em vigor 15 dias depois de publicação no Diário Oficial mexicano, o que ainda não ocorreu.

O número de brasileiros que usam o México como trampolim para entrar ilegalmente nos Estados Unidos disparou em 2021. De janeiro a setembro deste ano, as patrulhas de fronteira norte-americanas pegaram 47.484 brasileiros, contra apenas 9.147 no mesmo período de 2020. O presidente norte-americano, Joe Biden, vem recebendo críticas de todos os lados pela condução da crise migratória. A ala mais radical do Partido Democrata critica o tratamento dado a haitianos que tentam entrar no país; os democratas moderados dizem que o governo não faz o suficiente para impedir que os migrantes alcancem a fronteira; e os republicanos afirmam que as políticas de Biden estimulam a imigração ilegal.