Os manifestantes exibiram cartazes contra a chamada “ditadura da saúde” e com pedidos como “liberdade” e “deixem meu corpo em paz”.
Os manifestantes exibiram cartazes contra a chamada “ditadura da saúde” e com pedidos como “liberdade” e “deixem meu corpo em paz”.| Foto: Reprodução/Twitter

Cerca de 114 mil pessoas, de acordo com números do Ministério do Interior, se manifestaram nas principais cidades da França neste sábado (17) contra as últimas medidas governamentais de combate à pandemia do coronavírus, as quais eles chamam de "ditadura da saúde".

As medidas devem ser aprovadas na próxima segunda-feira pelo Conselho de Ministros e serão debatidas na Assembleia Nacional dois dias depois. Entre elas estão tornar obrigatória a vacinação dos trabalhadores da área da saúde e exigir um passaporte com programa de vacinação completa ou teste de Covid-19 com resultado negativo para acesso a um grande número de atividades sociais.

Os manifestantes exibiram cartazes contra a chamada "ditadura da saúde" e com pedidos como "liberdade" e "deixem meu corpo em paz", além de denúncias como "a covid mata a democracia", os manifestantes marcharam para demonstrar seu descontentamento.

"Entendo aqueles que estão relutantes em demonstrar, mas acho que precisamos convencer todos os nossos concidadãos a se vacinarem a todo custo", declarou hoje o primeiro-ministro francês, Jean Castex, em uma viagem a Anglet. "A linha é clara: devemos ser vacinados", reiterou.

As novas medidas, anunciadas pelo presidente Emmanuel Macron na última segunda-feira, visam incentivar a vacinação para combater a propagação da variante delta do coronavírus, que já responde por mais de 67% de todas as novas infecções detectadas na França.