• 07/02/2021 16:33
Aos 100 anos

Morre George Shultz, secretário de Estado dos EUA que ajudou a acabar com a Guerra Fria

  • 07/02/2021 16:33
    • Gazeta do Povo
    George Shultz
    Morte do ex-secretário de Estado George Shultz foi anunciada neste domingo (7)| Foto: Jim WATSON/AFP

    George Shultz, conservador americano que ajudou a negociar o fim da Guerra Fria, morreu neste domingo (7), aos 100 anos, em sua casa em Standford, na Califórnia. Formando em economia, Shultz foi secretário de Estado dos EUA por seis anos no governo do republicano Ronald Reagan, além de ter ocupado posições importantes na administração do ex-presidente Richard Nixon anos antes. Mesmo após ter deixado o serviço público, ele continuou sendo uma voz ativa em assuntos envolvendo economia, segurança nacional, armas nucleares e questões ambientais.

    "Lembrado como um dos secretários de Estado mais influentes de nossa história, Shultz foi um jogador chave, ao lado do presidente Ronald Reagan, na mudança de direção da história, usando as ferramentas da diplomacia para encerrar a Guerra Fria", afirmou a Instituição Hoover ao comunicar o falecimento do diplomata. "Ele sabia o valor de uma palavra, que 'a confiança era a moeda do reino' e se agarrou firmemente a um conjunto de princípios. Isso, combinado com uma inteligência aguçada, permitiu-lhe não apenas imaginar coisas consideradas impossíveis, mas também levá-las à prática e mudar para sempre o curso dos eventos humanos".

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.