O ex-senador Bill Nelson, administrador da Agência Espacial dos Estados Unido
O ex-senador Bill Nelson, administrador da Agência Espacial dos Estados Unido| Foto: Divulgação / NASA-Bill Ingalls

Em uma nota oficial publicada no site da Agência Espacial dos Estados Unidos, o ex-senador Bill Nelson, administrador da Nasa, afirmou que a China “não cumpre padrões responsáveis em relação a seus detritos espaciais”. A declaração foi dada após o governo chinês confirmar a queda dos destroços do foguete Long March 5B no Oceano Índico, na madrugada deste domingo (9).

O ponto final de reentrada dos restos do módulo espacial foi alvo de especulações durante toda a semana. Pelo fato de o bólido de cerca de 18 toneladas apresentar uma trajetória errante, os cientistas não conseguiam prever com exatidão o local provável da queda.

Segundo Nelson, “as nações que realizam atividades no espaço devem minimizar os riscos que as reentradas de objetos espaciais representam para as pessoas e as propriedades privadas na Terra”. O administrador da Nasa afirmou também que esses países “precisam maximizar a transparência em relação a essas operações”.

Em uma crítica direta ao governo de Beijing, Nelson afirmou que “é fundamental que a China e todas as nações e entidades comerciais espaciais ajam de forma responsável e transparente no espaço para que sejam garantidas a segurança, estabilidade, segurança e a sustentabilidade a longo prazo das atividades espaciais”.