nicolas sarkozy
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado a três anos de prisão, sendo suspensos os dois anos finais da pena| Foto: Bertrand GUAY/AFP

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, 66, foi condenado nesta segunda-feira (1º) a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. A justiça francesa suspendeu os dois anos finais de sua sentença, mas ele terá que cumprir um ano da pena, que pode ser servida em prisão domiciliar.

Sarkozy foi considerado culpado de tentar subornar um juiz do principal tribunal de apelações da França ao oferecer ajuda ao magistrado para obter um emprego de prestígio em Mônaco em troca de informações sobre um processo criminal contra ele e seu partido.

Contudo, o ex-presidente da França não será preso até que se esgotem as possibilidades de apelação. Ele nega as acusações, afirmando que considerou ajudar o magistrado como um favor a seu amigo e advogado, Thierry Herzog, mas decidiu que não faria isso. O juiz, Gilbert Azibert, atualmente aposentado, não foi transferido para Mônaco.

Com a decisão deste segunda-feira, Sarkozy se torna o primeiro ex-presidente francês pós-Segunda Guerra a ter que cumprir uma pena de prisão. Em 2011, Jacques Chirac foi condenado a dois anos de prisão por desvio de fundos públicos para financiar ilegalmente o partido conservador que liderava, mas a pena foi integralmente suspensa pela mesma corte e Chirac não foi preso.