Após devastar grande parte da Flórida, furacão agora segue para a Geórgia e as Carolinas| Foto: EFE/EPA/GARY BOGDON
Ouça este conteúdo

O número preliminar de mortes relacionadas à destruição causada pelo furacão Ian na Flórida subiu para pelo menos 15, segundo vários meios de comunicação dos Estados Unidos, como a emissora CNN, que fez um balanço nesta quinta-feira (29) com base em informações das autoridades locais.

Em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira à noite em Tallahassee, capital do estado, o governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que “esperamos mortalidade, mas os números chegarão nos próximos dias”.

Neste mesmo dia, na cidade de Punta Gorda, na costa oeste da Flórida, uma das áreas mais afetadas, DeSantis se mostrou otimista com a pronta chegada de ajuda de outros estados, mas não deu informações sobre as mortes causadas diretamente pelo ciclone.

Publicidade

Por outro lado, as estimativas de perdas materiais variam “amplamente” entre US$ 30 bilhões e US$ 50 bilhões, de acordo com avaliadores de risco de catástrofe como a Fitch Ratings.

Depois de ser rebaixado para tempestade tropical, Ian voltou a ser furacão nesta quinta-feira nas águas do Atlântico dos EUA a caminho da Geórgia e das Carolinas, estados que agora ameaça com inundações, tempestades e ventos fortes, após ter deixado devastada grande parte da Flórida.