pablo iglesias
Pablo Iglesias anunciou que está deixando a política após derrota do partido em Madri| Foto: Reprodução/Twitter/@Pabloiglesias

Pablo Iglesias, um dos principais líderes da esquerda na Espanha e secretário-geral do Podemos, anunciou na madrugada desta quarta-feira (5) que está deixando seus cargos e a carreira política, depois de perder as eleições regionais de Madri para a conservadora Isabel Diaz Ayuso, que fez campanha se opondo às medidas restritivas do governo do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, durante a pandemia.

"Embora tenhamos melhorado o resultado de dois anos atrás ainda é um montante insuficiente", disse Iglesias, sobre as 10 cadeiras conquistadas pelo Podemos na eleição para a Assembleia de Madri, três a mais do que em 2019. "Acho que não contribuo para somar. Não sou uma figura política que possa contribuir nos próximos anos para que a nossa força vença", afirmou.

"No que diz respeito aos resultados da esquerda, penso que falhamos", acrescentou ao falar sobre desempenho do PSOE, partido do primeiro-ministro, que teve apenas 16% dos votos.