Apesar da alta de casos, números mostram declínio na mortalidade do coronavírus, que foi de 2,2% em 2020 e de 1,7% neste ano| Foto: EFE
Ouça este conteúdo

O ano de 2021 termina com 198 milhões de casos de Covid-19 em todo o mundo confirmados, mais que o dobro dos 83 milhões em 2020. Já as mortes foram de 3,5 milhões, 84% a mais que as 1,9 milhão do ano passado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números, embora ainda muito elevados, mostram um declínio na mortalidade do coronavírus, que foi de 2,2% em 2020 e de 1,7% neste ano.

Nos dois anos acumulados desde o início da crise sanitária, com a notificação dos primeiros casos na China à OMS, a Covid-19 registrou 281 milhões de diagnósticos positivos e 5,4 milhões de óbitos.

A atual crise de saúde está passando por uma onda de aumento exponencial de diagnósticos positivos, que se acredita estar ligada ao aumento da variante Ômicron, com um número recorde de 1,4 milhão de casos confirmados no último dia 29, embora este "tsunami de contágios", conforme definido pela OMS, não esteja sendo acompanhado pelo aumento nas mortes.

O ano de 2021, dedicado à vacinação do maior número possível de pessoas contra a Covid-19, também chega ao fim com 9,15 bilhões de vacinas administradas em todo o mundo, tendo 58% das pessoas recebido pelo menos uma dose, segundo os dados fornecidos pelas redes nacionais de saúde.

Uma dezena de países têm taxas de vacinação acima dos 80%, incluindo Emirados Árabes Unidos, Singapura, Espanha, China, Coreia do Sul, Portugal e Cuba, embora quase uma centena de nações não tenham atingido a meta estabelecida pela OMS de atingir pelo menos 40% da população vacinada em todos os territórios.