Papa Francisco
Papa Francisco aboliu segredo pontifício em casos de abuso sexual| Foto: Tiziana FABI/AFP

O papa Francisco aboliu o segredo pontifício nos casos de violência e abuso de menores cometidos por clérigos e decidiu também classificar a pornografia infantil (menores de 18 anos) como um crime mais grave (delicta graviora). As mudanças foram anunciadas pelo Vaticano nesta terça-feira (17).

O segredo pontifício é o mais alto grau de sigilo no direito canônico e sua violação é considerada um pecado grave. Essa prerrogativa, porém, era criticada por ser usada como um instrumento para acobertar crimes de abuso sexual e proteger pedófilos dentro da Igreja Católica. Agora, bispos e outras autoridades religiosas deverão compartilhar informações com a polícia e a justiça, tomando cuidado para garantir a "segurança, integralidade e confidencialidade" dos casos.

Segundo a agência de notícias Ansa, as medidas adotadas são consequência da cúpula interna realizada em fevereiro passado para discutir os escândalos de pedofilia da igreja, quando o papa Francisco prometeu mais transparência no combate aos abusos contra menores e estabeleceu a obrigatoriedade de denúncia para todos o tipos de crime sexual.