Papa Francisco saúda fiéis da varanda do hospital em que está internado em Roma.
Papa Francisco saúda fiéis da varanda do hospital em que está internado em Roma.| Foto: EFE/ Riccardo Antimiani

O papa Francisco apareceu pela primeira vez em público neste domingo (11) desde que passou por uma cirurgia de intestino há uma semana. Da varanda do décimo andar do hospital em que está internado em Roma, o papa, que está com 84 anos, se dirigiu aos fiéis. "Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Estou feliz por poder manter o encontro dominical do Angelus também aqui da Policlínica Gemmelli", saudou o sumo pontífice.

O papa ficou cerca de dez minutos na varanda. Ele foi aclamado por cerca de 200 pessoas, muitas delas profissionais de saúde do próprio hospital em que Francisco está internado. Essa é a primeira vez que o papa Francisco não celebra o Angelus do Vaticano para o público na Praça São Pedro.

Em uma parte do discurso, o papa enfatizou que a assistência de saúde deveria ser acessível a todos. "Nestes dias de convalescença no hospital, pude perceber a importância de um bom atendimento, acessível a todos, como o que existe na Itália e em outros países", disse o papa, que pediu para que os fiéis rezassem por todos os enfermos que precisam de cuidados.

Francisco também incluiu a população do Haiti na mensagem deste domingo. O papa pediu para que a onda de violência pare no país caribenho após o assassinato do presidente Jovenel Moïse na última quarta-feira (7).