Um membro da comunidade uigur segura um cartaz enquanto se junta a uma manifestação para pedir ao parlamento britânico que vote para reconhecer a perseguição ao povo uigur de minoria muçulmana da China como genocídio e crimes contra a humanidade em Londres em 22 de abril de 2021.
Um membro da comunidade uigur segura um cartaz enquanto se junta a uma manifestação para pedir ao parlamento britânico que vote para reconhecer a perseguição ao povo uigur de minoria muçulmana da China como genocídio e crimes contra a humanidade em Londres em 22 de abril de 2021.| Foto: JUSTIN TALLIS / AFP

A Câmara dos Deputados do Parlamento do Reino Unido, também conhecida como Câmara dos Comuns, declarou como “genocídio” o tratamento dispensado “aos uigures e outras minorias étnicas e religiosas na região autônoma de Xinjiang”.

A moção foi votada nesta quinta-feira (22), mas não obriga o governo britânico a nenhuma ação específica. O ato deve marcar, porém, um novo declínio nas relações com a China. O país asiático recentemente sancionou 10 indivíduos e entidades do Reino Unido, incluindo cinco parlamentares, em resposta às sanções do país europeu a quatro altos funcionários chineses envolvidos nos abusos na província de Xinjiang.

Nusrat Ghani, autora da moção e ex-ministra conservadora, disse ao The Guardian, que o trabalho para encerrar a perseguição aos Uigures não deve parar: “Não podemos continuar os negócios normalmente com a China enquanto essas atrocidades continuam. O governo agora deve agir com urgência para garantir que nossas cadeias de abastecimento não sejam contaminadas por produtos feitos com trabalho forçado uigur.”