O primeiro-ministro britânico Boris Johnson durante debate no Parlamento, 28 de outubro de 2019
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson durante debate no Parlamento, 28 de outubro de 2019| Foto: Várias fontes / AFP

A proposta do primeiro-ministro britânico Boris Johnson de convocar eleições gerais em 12 de dezembro não passou em votação no Parlamento. A moção teve o apoio de 299 parlamentares, enquanto 70 votaram contra a proposta, o restante foram abstenções. No entanto, os votos não atingiram o mínimo exigido de dois terços do parlamento para avançar, um total de 434.

A proposta de realizar eleições gerais em 12 de dezembro foi apresentada por Johnson com objetivo de evitar um novo adiamento da data de Brexit, que hoje foi transferida de 31 de outubro para janeiro, com consentimento da União Europeia (UE). Após o anúncio do resultado, Johnson afirmou aos parlamentares que "de um jeito ou de outro, vamos ter outra eleição". O primeiro-ministro acrescentou, ainda, que "agora que um cenário sem acordo está descartado, temos um ótimo pacto", em referência ao entendimento firmado por ele com a UE.

Johnson afirmou ainda que na segunda-feira apresentará uma nova legislação para substituir a lei atual sobre eleições, em tentativa de contornar a exigência de maioria de dois terços do Parlamento para a aprovação da antecipação das eleições. Com a nova legislação, ele precisaria apenas de maioria simples para aprovar a sua moção. Essa é a terceira vez que os membros do Parlamento votam proposta de Johnson para eleições antecipadas. Nas duas vezes anteriores, Johnson também conseguiu o apoio da maioria mas não de dois terços do Parlamento.