Os candidatos à vaga do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 Pete Buttigieg (esq.) e Bernie Sanders. Os dois disputam a liderança do caucus de Iowa
Os candidatos à vaga do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020 Pete Buttigieg (esq.) e Bernie Sanders. Os dois disputam a liderança do caucus de Iowa| Foto: Joseph PREZIOSO / AFP

O líder do Comitê Nacional do Partido Democrata dos EUA, Tom Perez, pediu nesta quinta-feira (6) uma revisão do caucus de Iowa, a prévia do partido no estado para a escolha do candidato às eleições presidenciais de novembro. O anúncio de Perez deve provocar um atraso ainda maior na divulgação do resultado final da votação de segunda-feira, que enfrentou problemas técnicos no sistema de transmissão de dados dos locais de votação para o partido.

"Basta. À luz dos problemas que surgiram na implementação do plano de seleção de delegados e a fim de garantir a confiança do público nos resultados, peço ao Partido Democrata de Iowa que inicie imediatamente uma revisão", afirmou Perez pelo Twitter, explicando que serão revisadas as atas de todos os locais do caucus para garantir a precisão dos resultados.

Até o momento, Pete Buttigieg e Bernie Sanders estão em uma disputa acirrada pelo liderança do caucus de Iowa. Com 97% dos resultados apurados, Buttigieg tem 26,2% dos delegados e Sanders tem 26,1%. Eles são seguidos por Elizabeth Warren (18,2%), Joe Biden (15,5%) e Amy Klobuchar (12,2%).