eleições bolívia
Indígena vota durante as eleições regionais da Bolívia, em 7 de março de 2021, em Laja, 30 km a oeste de La Paz, Bolívia| Foto: AIZAR RALDES/AFP

Os primeiros resultados não oficiais sinalizam um fortalecimento dos partidos da oposição nas eleições regionais da Bolívia neste domingo (7). Pesquisas da empresa Ciesmori para a televisão Unitel sinalizam que os opositores do partido Movimento ao Socialismo (MAS), ao qual pertencem o presidente Luis Arce e seu padrinho político Evo Morales, mantiveram o controle das quatro maiores cidades do país, no dia em que os bolivianos foram às urnas para eleger governadores e prefeitos.

As apurações preliminares sinalizam que os partidos da oposição vão manter o comando da capital da Bolívia, La Paz, e da mais populosa cidade do país, Santa Cruz. O MAS também pode ter perdido a maior parte do governos regionais. O resultado oficial das eleições levará mais de uma semana caso haja um segundo turno para a eleição dos nove governadores do país, disse o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia, Salvador Romeri. Segundo a projeção da Ciesmori, um segundo turno pode acontecer em pelo menos três das províncias, incluindo La Paz.