Aeronaves no Aeroporto de Trondheim, Noruega, em meio à pandemia de Covid-19, 3 de janeiro. Passageiros terão que mostrar teste negativo para coronavírus para entrar nos EUA
Aeronaves no Aeroporto de Trondheim, Noruega, em meio à pandemia de Covid-19, 3 de janeiro. Passageiros terão que mostrar teste negativo para coronavírus para entrar nos EUA| Foto: Gorm Kallestad / NTB / AFP

Todos os passageiros internacionais de voos com destino aos Estados Unidos terão que comprovar resultado negativo para Covid-19 antes de embarcar, segundo uma decisão do governo federal que entrará em vigor no dia 26 de janeiro.

"Os testes não eliminam o risco completamente. Mas quando combinados com um período de permanência em casa e precauções diárias como o uso de máscaras e o distanciamento social, podem tornar viagens mais seguras, saudáveis e mais responsáveis ao reduzir a transmissão em aviões, em aeroportos e nos destinos", disse Robert R. Redfield, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA em comunicado que descreve a nova medida.

Segundo a nova regra, que deve ser assinada nesta terça-feira (12), os passageiros devem apresentar um comprovante de resultado negativo em teste que detecta infecção atual por coronavírus, feito no período de três dias antes da viagem, ou prova de terem se recuperado da Covid-19. Se o viajante não mostrar essa documentação ou se recusar a fazer um teste, a empresa aérea deve negar o embarque do passageiro.

Os EUA já haviam decretado em dezembro a exigência de diagnóstico negativo para passageiros vindos do Reino Unido, após a detecção de uma variante mais contagiosa do vírus no país.