Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin
Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin| Foto: MICHAEL REYNOLDS/EFE

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, ordenou nesta quarta-feira (25) a vacinação obrigatória e imediata contra a Covid-19 para todos os militares do país. Em comunicado enviado aos responsáveis de todos os departamentos militares, Austin pediu a imunização de todos os efetivos – tanto aqueles que estão na ativa como os da reserva – que ainda não se vacinaram.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, explicou em entrevista coletiva que serão administradas as vacinas que tiverem sido completamente aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA). Até agora, o único imunizante a ter recebido a aprovação completa da FDA é o da Pfizer. As outras duas vacinas que estão sendo administradas no país – Moderna e Janssen – só têm autorização para o uso emergencial.

Questionado sobre a possibilidade de haver militares receosos com a vacinação, Kirby enfatizou que esta é "uma ordem legal". "E antecipamos que nossas tropas vão seguir as ordens legais. Quando você ergue a mão direita e faz o juramento, é o que concorda em fazer", declarou.

No entanto, o porta-voz acrescentou que os comandantes têm "muitos instrumentos disponíveis" para aumentar as taxas de vacinação e para conseguir fazer com que os soldados tomem "a decisão certa sem terem de recorrer a ações disciplinares".