Nicarágua jornal
Policiais na entrada do jornal La Prensa, durante operação de busca, em Manágua (Nicarágua).| Foto: Jorge Torres/EFE

O jornal "La Prensa", o mais antigo da Nicarágua, foi alvo na sexta-feira (13) de uma operação da Polícia Nacional, que ocupou suas instalações e manteve um número não informado de jornalistas detidos no interior sem poderem se comunicar por telefone ou redes sociais. "A polícia de [do ditador Daniel] Ortega cortou o acesso à internet, a energia e desligou todos os servidores dentro do 'La Prensa'", escreveu o jornal no Twitter.

Segundo nota da Polícia Nacional, os diretores do jornal estão sendo investigados por “fraude aduaneira e lavagem de dinheiro”. O diretor do jornal, Juan Lorenzo Holmann, foi preso. O periódico, fundado em 1926, não circulou em sua versão impressa nesta sexta porque o governo, através da Direção Geral de Alfândega, reteve o seu papel.

A ação policial ocorreu justamente após o La Prensa denunciar o embaraço causado pelas autoridades aduaneiras. "A ditadura retém nosso papel, mas não pode esconder a verdade", pronunciou-se o "La Prensa". Ortega está no poder desde 2007 e tem promovido uma verdade caça a opositores no país.