O comissário James O'Neill da polícia de New York City
O comissário James O’Neill da polícia de New York City fala durante uma coletiva de imprensa| Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP

O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) demitiu o policial Daniel Pantaleo, que em 2014 foi flagrado em vídeo asfixiando um homem negro chamado Eric Garner com um mata-leão, uma hora antes de sua morte. A defesa do policial vai tentar reverter a decisão.

Pantaleo empregou uma manobra de estrangulamento proibida enquanto tentava prender Garner pela venda de cigarros sem licença em uma esquina de Staten Island. Em vídeo que viralizou na internet, Garner aparece dizendo ao policial que não conseguia respirar. A imagem provocou uma reação nacional contra o preconceito racial no policiamento e desencadeou um movimento em prol de mudanças no tratamento de minorias pela polícia americana.

Garner, de 43 anos, era casado e pai de seis filhos, e sua família acabou recebendo um pagamento de US$ 5,9 milhões da cidade. Pantaleo foi absolvido de qualquer delito criminal.