Trabalhadores da Cidade da Guatemala desinfetam as ruas em meio a uma nova onda de contágios de Covid-19
Trabalhadores da Cidade da Guatemala desinfetam as ruas em meio a uma nova onda de contágios de Covid-19| Foto: EFE/ Esteban Biba

Diversas organizações sociais exigiram neste sábado a renúncia do presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, devido à gestão da pandemia, além da falta de vacinas contra a Covid-19 no país.

A aliança Convergência para os Direitos Humanos, formada por 11 organizações sociais, divulgou um comunicado pedindo "a renúncia imediata" de Giammattei e "das autoridades do Ministério da Saúde" guatemalteco. Segundo o comunicado, os recursos que deveriam ter sido usados no combate à pandemia "acabaram no bolso das pessoas, principalmente do círculo fechado de Alejandro Giammattei". As organizações afirmaram que "a incapacidade" do governo de Giammattei "só aumentou a pobreza, a pobreza extrema e a desnutrição no país".

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Guatemala registrou pouco mais de 750 mortes por Covid-19 nos últimos 15 dias, em um dos períodos mais letais da doença desde março de 2020. As 750 mortes equivalem a 8% do total de vítimas da doença no país, que na última atualização, ontem, somava 9.350 óbitos.

O país governado por Alejandro Giammattei, com 16,3 milhões de habitantes, tem um dos piores registros de vacinação do continente, segundo índices de organismos internacionais. De acordo com dados oficiais, uma em cada duas crianças na Guatemala sofre de desnutrição e 59% da população vive abaixo da linha da pobreza.