Presidente do Congresso peruano Pedro Olaechea
Presidente do Congresso peruano, Pedro Olaechea| Foto: Cris BOURONCLE/AFP

O presidente do Congresso do Peru, Pedro Olaechea, disse que não assumirá a presidência do país depois que a vice empossada interinamente, Mercedes Aráoz, renunciou ao cargo. Em entrevista à CNN en Español na noite de terça-feira (1º), logo após saber da decisão de Aráoz, Olaechea disse que não assumirá a presidência interina porque não conta com o apoio das Forças Armadas. "É ilusório pensar que quem não tem o apoio das Forças Armadas pode governar, mas o que queremos como Congresso da República é retornar ao equilíbrio de poderes que nunca deveria ter sido quebrado", afirmou.

A confusão é causada por uma luta entre os poderes Executivo e Legislativo do país. O presidente Martín Vizcarra decretou a dissolução do Congresso e a convocação de novas eleições, mas no mesmo dia os legisladores aprovaram uma moção que torna vacante o cargo de presidência da República e nomearam Aráoz como presidente interina.

"[Mercedes Araoz] renunciou, mas hoje o Congresso tem congressistas que juraram irrevogavelmente por cinco anos. Existem várias contradições que estão ocorrendo hoje e estão sendo tomadas atribuições e causas que não estão sendo justificadas", disse Olaechea.