princesa latifa
Princesa Latifa aparece em vídeo, publicado pela BBC News, denunciando que está sendo mantida em cativeiro| Foto: Reprodução/BBC

A princesa Latifa Al-Maktoum, filha do emir Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum, governante de Dubai, disse que está sendo mantida em cativeiro e teme por sua vida, após uma tentativa frustrada de fugir dos Emirados Árabes Unidos em 2018. Em vídeos gravados por ela em segredo, ao longo de vários meses, Latifa afirmou que está em uma casa que foi "transformada em prisão", cercada pela polícia, sem receber assistência médica e sem que possa sair ao ar livre. "Não sei se vou sobreviver a essa situação. A polícia me ameaçou dizendo que ficaria na prisão a vida toda e nunca mais verei o sol", diz em um dos vídeos que foram divulgados pela BBC News nesta semana.

Autoridades de Dubai e dos Emirados Árabes Unidos afirmam que a princesa Latifa está segura sob os cuidados da família. Mas o caso pode virar um problema de relações internacionais para o país. "Certamente vamos levantar esses novos desenvolvimentos com os Emirados Árabes Unidos", disse à BBC Rupert Colville, porta-voz do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. "Outras partes do sistema de direitos humanos da ONU com mandatos relevantes também podem se envolver, uma vez que tenham analisado o novo material". Os vídeos foram entregues à BBC por amigos da princesa que disseram estar preocupados com a segurança dela.