keiko fujimori
Candidata presidencial peruana Keiko Fujimori| Foto: John Reyes/Agência EFE/Gazeta do Povo

O procurador José Domingo Pérez, integrante da equipe especial da Lava Jato no Peru, pediu nesta quinta-feira (10) que seja revogada a intimação com restrições ditada contra a candidata peruana à presidência Keiko Fujimori e também sua prisão preventiva por descumprimento de decisões judiciais.

No documento encaminhado ao juiz Víctor Zúñiga Urday, o procurador sustenta que a candidata à presidência pelo partido Força Popular violou as normas legais impostas durante a investigação por crime de lavagem de dinheiro, como a comunicação com testemunhas vinculadas ao caso das supostas contribuições ilegais para suas campanhas em 2011 e 2016.

Especificamente, Domingo Pérez cita uma coletiva realizada ontem, na qual a testemunha Miguel Torres Morales se apresentou como porta-voz político da pessoa jurídica do partido Força Popular. Fujimori é investigada por suposta lavagem de dinheiro no financiamento de suas campanhas eleitorais anteriores, que teriam recebido repasses ilegais da construtora brasileira Odebrecht, e pode ser condenada a até 30 anos de prisão.