China mantém política do Covid Zero, com medidas rígidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI
Ouça este conteúdo

Um incêndio em uma área residencial na China desencadeou uma onda protestos neste sábado (26) na região de Urumqi, no Noroeste da China, com moradores pedindo a suspensão da política de Covid Zero, adotada pelo governo chinês.

Durante o incêndio, ocorrido na quinta-feira (24), dez pessoas morreram e nove ficaram feridas , segundo a agência estatal Xinhua. Comentários nas mídias sociais chinesas e internacionais apontam que os extensos bloqueios contra a Covid-19 dificultaram as operações de resgate e atendimento às vítimas.

Diversos vídeos em circulação nas redes sociais mostram pessoas protestando nas ruas de Urumqi, pedindo aos gritos o fim do lockdown. Muitos dos vídeos foram posteriormente removidos das plataformas de mídia social que são altamente censuradas da China. A China é a última das grandes economias a seguir a estratégia de bloqueios, extensas quarentenas e testes em massa para erradicar surtos emergentes.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]