Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou sobre a possibilidade de uma corrida armamentista após o fim do INF
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou sobre a possibilidade de uma corrida armamentista após o fim do INF| Foto: MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira (5), por meio de um comunicado, que "as ações dos Estados Unidos que levaram ao término do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário" podem resultar em uma corrida armamentista desenfreada, "minando toda a arquitetura de segurança global, inclusive o Tratado de Não proliferação de Armas Nucleares (TNP)", que atualmente conta com a adesão de 190 países. O presidente russo enfatizou que o lado americano é "o único responsável" pelo fim do tratado. Os EUA, porém, afirmam que sua decisão foi baseada em anos de violação do acordo por parte da Rússia (saiba mais aqui).

Putin afirmou que instruiu o Ministério da Defesa da Rússia, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia e o Serviço de Inteligência Estrangeiro a monitorar as medidas tomadas pelos EUA para desenvolver mísseis de alcance intermediário e curto. Se houver informações confiáveis de que os americanos concluíram o desenvolvimento e iniciaram a produção desses sistemas, segundo Putin, a Rússia será forçada a lançar um desenvolvimento completo de armas semelhantes.

Por outro lado, Putin disse que seu governo está pronto para retomar as negociações com os Estados Unidos sobre estabilidade estratégica e segurança. "A Rússia considera necessário retomar, sem qualquer demora, as negociações de pleno direito para garantir estabilidade e segurança estratégicas", disse.