Um homem caminha hoje em frente a um mural de Ernesto Che Guevara, em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.
Um homem caminha hoje em frente a um mural de Ernesto Che Guevara, em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.| Foto: Ernesto Mastrascusa/Agência EFE/Gazeta do Povo

As Forças Armadas de Cuba informaram nos últimos oito dias a morte de quatro generais, três deles da reserva. O falecimento mais recente foi o do general de brigada da reserva Manuel Eduardo Lastres Pacheco, anunciado nesta segunda-feira (26), segundo uma nota divulgada pelo Ministério das Forças Armadas.

No sábado, a imprensa oficial anunciou a morte do general da reserva Rubén Martínez Puente, que nos EUA foi indiciado pelo assassinato, nos anos 1990, de quatro membros da organização Hermanos al Rescate, criada para socorrer barcos que fugiam da ilha. Também morreram nos últimos dias o general da reserva Marcel Verdecia Perdomo, que foi guarda-costas de Fidel Castro, e o Chefe do Exército Oriental de Cuba, Agustín Peña. As causas das mortes não foram informadas pela imprensa oficial. Alguns jornalistas do país disseram que Peña morreu de Covid-19.