reino unido coronavírus
Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, em coletiva de imprensa sobre a Covid-19| Foto: Andrew PARSONS/AFP

A quarentena no Reino Unido será prorrogada por mais três semanas, informou nesta quinta-feira (16) o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, que está substituindo o primeiro-ministro Boris Johnson enquanto ele se recupera da Covid-19. A decisão foi tomada devido ao receio de que o fim precoce das restrições de mobilidade poderia causar uma segunda onda de casos do novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas, 861 britânicos morreram em decorrência de complicações da doença. Apesar do alto número de óbitos, as autoridades de saúde do Reino Unido revelaram que a quantidade de pessoas que precisa de internação está se estabilizando.

Raab também definiu cinco pontos que devem influenciar a tomada de decisão para o fim da quarentena: garantir que o sistema de saúde público possa responder à crise; as evidências devem apontar para uma queda consistente no número de mortes; dados devem mostrar que o número de infecções tenha caído a níveis que possam ser administrados; garantir testes e equipamentos de proteção individual; e ter confiança de que qualquer mudança não arriscará um segundo pico da doença.