Moradores observam edifícios destruídos em Lysychansk após intensos combates na área de Luhansk, em 18 de junho| Foto: EFE/EPA/OLEKSANDR RATUSHNIAK
Ouça este conteúdo

A Rússia afirmou ter assumido o controle da região de Luhansk, no leste da Ucrânia, neste domingo (3), com a tomada de Lysychansk, último reduto da resistência ucraniana na região. A Ucrânia não confirma a queda da cidade, que aproximaria Moscou de seu objetivo de tomar toda a região de Donbass.

Com a suposta vitória, a Rússia mudaria o foco da batalha para a região vizinha de Donetsk, com um território substancial ainda controlado pela Ucrânia.

O conselheiro do ministro da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, disse à agência de notícias Reuters que "não pode confirmar que Lysychansk está sob controle total da Rússia". Autoridades ucranianas afirmam que a suposta “libertação” do território faz parte da conhecida propaganda de guerra russa, relatando intensas barragens de artilharia em áreas residenciais.

Publicidade

Moscou também acusa a Ucrânia de atacar a região russa de Belgorod, afirmando que quatro pessoas foram mortas neste domingo por fragmentos de um míssil ucraniano interceptado. A Ucrânia ainda não comentou o episódio.