O presidente da Rússia Vladimir Putin na abertura do Eastern Economic Forum, na cidade portuária russa de Vladivostok, 5 de setembro de 2019
O presidente da Rússia Vladimir Putin na abertura do Eastern Economic Forum, na cidade portuária russa de Vladivostok, 5 de setembro de 2019| Foto: Alexander NEMENOV / POOL / AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a Rússia vai fabricar mísseis que eram proibidos até o mês passado, quando o tratado de armas de médio alcance foi encerrado, mas que vai usá-los apenas se os Estados Unidos fizerem o mesmo, relatou a imprensa local.

"Dissemos abertamente que não dispararíamos nada depois que os americanos testaram um míssil do tipo", disse Putin durante uma conferência sobre economia na cidade de Vladivostok, no leste do país, nesta sexta-feira (5). "Nós fabricaremos tais mísseis, é claro, mas não os empregaremos em regiões que não tenham sistemas de mísseis terrestres dessa classe fabricados pelos Estados Unidos", acrescentou.

Depois de acusar a Rússia de violar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) por anos, os Estados Unidos retiraram-se oficialmente em 2 de agosto do pacto que proibia mísseis balísticos e de cruzeiro de lançamento terrestre com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros. O colapso do tratado, assinado na época da Guerra Fria, gerou temores de uma nova corrida armamentista.