O presidente dos EUA, Donald Trump (esq.) e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em 2 de maio de 2018
O presidente dos EUA, Donald Trump (esq.) e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em 2 de maio de 2018| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse a democratas da Câmara dos Deputados dos EUA nesta terça-feira (1º) que os funcionários do Departamento de Estado que deveriam depor nesta semana às comissões encarregadas da investigação sobre o impeachment do presidente Donald Trump não comparecerão ao depoimento.

Em uma série de postagens no Twitter nesta terça-feira, o presidente Trump questionou por que ele "não tem direito de entrevistar e saber tudo sobre" o funcionário que fez a denúncia contra ele, cuja identidade é protegida por um estatuto federal.

Republicanos argumentaram que os democratas estão tentando "intimidar" e "praticar bullying" com os oficiais do Departamento de Estado que desempenham papeis nas relações entre EUA e Ucrânia. O deputado democrata Ted Lieu acusou os republicanos de "obstruir o Congresso e esconder informações".