assembleia geral da onu 2020
O Secretário-Geral António Guterres (à esquerda) e Volkan Bozkir, Presidente da septuagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, conversam antes do início da reunião de alto nível da Assembleia Geral para comemorar o septuagésimo quinto aniversário das Nações Unidas.| Foto: Divulgação/Eskinder Debebe/United Nations

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, abriu o debate da Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira (22), na sede da organização em Nova York, fazendo uma defesa do multilateralismo, tema da 75ª edição do encontro ("O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmar nosso compromisso coletivo com o multilateralismo – confrontando a Covid-19 por meio de uma ação multilateral eficaz").

"Para superar as fragilidades e desafios de hoje, precisamos de mais cooperação internacional - não menos; instituições multilaterais fortalecidas - não um recuo delas; melhor governança global - não uma caótica liberdade para todos", disse, acrescentando também que o multilateralismo do século XXI deve ser inclusivo.

Guterres notou que a pandemia de Covid-19 mudou completamente a assembleia geral, que está sendo realizada de maneira virtual, com poucas pessoas presentes na sede de Nova York. Porém, ele afirmou que a crise de saúde tornou a assembleia "mais importante do que nunca". "Devemos estar unidos. Como vimos, quando os países seguem sua própria direção, o vírus vai em todas as direções".