Um guindaste retira os destroços de um carro enquanto equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de um prédio desabado em 1 de novembro de 2020 no distrito de Bayrakli, em Izmir, depois que um poderoso terremoto atingiu a costa oeste da Turquia e partes da Grécia.
Um guindaste retira os destroços de um carro enquanto equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de um prédio desabado em 1 de novembro de 2020 no distrito de Bayrakli, em Izmir, depois que um poderoso terremoto atingiu a costa oeste da Turquia e partes da Grécia.| Foto: AFP

Pelo menos 62 pessoas morreram e mais de 900 ficaram feridas na Turquia após um terremoto atingir a costa do mar Egeu na última sexta-feira, 30, conforme informações atualizadas pelo serviço de emergência turco Afad neste domingo, 1º de novembro. "Sessenta e dois cidadãos perderam a vida. Dos 940 feridos, 722 já tiveram alta dos hospitais e 218 ainda estão em tratamento médico", informou em nota a Afad.

O abalo foi tão forte que foi sentido em Istambul e Atenas, na Grécia. Além disso, provocou um mini-tsunami que inundou as ruas de Seferihisar, cidade turca próxima do epicentro, e afetou as costas de Samos. O terremoto também provocou as mortes de dois adolescentes na Grécia.

Área mais devastada pelo tremor, Bayrakli é um distrito de 300 mil habitantes que registrou um importante desenvolvimento demográfico nos últimos anos. Segundo a Afad, 17 edifícios desabaram nesta cidade e as buscas continuam em oito imóveis.

Esta foi a segunda vez no ano que a Turquia, país atravessado por várias falhas sísmicas, sofreu um terremoto.