Supremo Tribunal da Espanha aprovou a exumação do general Francisco Franco da Espanha
Valle de los Caidos, um monumento aos combatentes franquistas que morreram durante a guerra civil espanhola e os de Franco| Foto: OSCAR DEL POZO/AFP

A Suprema Corte da Espanha autorizou nesta terça-feira (24) a exumação do ditador Francisco Franco, enterrado no Valle de los Caidos, um monumento aos combatentes franquistas que morreram durante a guerra civil espanhola. A decisão atende a um pedido do governo socialista espanhol, que deseja remover os restos mortais de um mausoléu público para um local menos controverso. Um apelo da família do ditador contra a exumação foi negado.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que a decisão é uma "grande vitória para a democracia". Era uma promessa de seu governo.

O corpo do ditador foi enterrado em 1976, em uma basílica situada em uma encosta de uma montanha perto da cidade de San Lorenzo del Escorial,a 58 quilômetros de Madri, sob uma cruz de pedra gigante que, para muitos espanhóis, continua sendo um símbolo das divisões da Guerra Civil Espanhola (1936-9), na qual cerca de 500 mil pessoas perderam a vida. O memorial foi construído usando trabalho forçado de presos políticos entre 1940 e 1958.